Top
Digital Communication / Marketing Digital  / Presença Online: você sabe o que falam da sua empresa na internet?
Presença online da minha empresa

Presença Online: você sabe o que falam da sua empresa na internet?

Presença online da minha empresaComo está a presença online da sua empresa? Se a sua empresa ainda não está na internet, você tem um grande problema.

Mas antes que você diga que eu estou errado, deixa eu te mostrar alguns números interessantes que comprovam essa afirmação.

Pesquisas recentes apontam que mais de 50% da população brasileira acima dos 10 anos de idade já acessa a internet.

Estudos descobriram que 7 a cada 10 pessoas pesquisam na internet antes de realizar qualquer tipo de compra.

E você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver comigo se a minha empresa continua vendendo bem, os clientes estão vindo e comprando em minha loja e eu sigo tendo os mesmos resultados? Tem tudo a ver!

Os hábitos dos consumidores mudaram. Caso você ainda seja um dos poucos que não foram influenciados por essa mudança, comece a pensar em estar na internet para não perder os seus clientes para aquelas empresas que estão investindo e se estabelecendo digitalmente.

Se você já percebeu que os seus concorrentes estão na internet e tendo bons resultados, mas você não sabe o que fazer para se posicionar de forma correta no mundo digital, fique tranquilo que eu vou te ajudar.

Antes de falarmos sobre a presença online da sua empresa, você precisa compreender quais são os benefícios. Só vou te adiantar uma coisa: tenha certeza que a sua empresa estará na internet muito em breve ou até já está sem você saber.

Com as redes sociais, os consumidores ganharam um poder jamais visto. Ou seja, eles podem elevar o status de uma empresa, recomendando produtos ou serviços que eles consumiram e gostaram, ou arruinar com a imagem dela.

E aí, você prefere que a conversa sobre a sua empresa aconteça sem a sua presença?

Você já deve ter percebido um dos benefícios da presença online da sua empresa. Ter o seu canal de comunicação oficial possibilita uma comunicação direta com os seus clientes, para tirar dúvidas, oferecer novos produtos e até mesmo ouvir reclamações e críticas, mas com a oportunidade de sanar o problema e apresentar a solução.

Esse é um dos segredos que várias empresas não sabem: relacionamento. Utilize a sua presença online para se relacionar com os seus clientes e conhecer melhor o que eles desejam.

Outro benefício da presença online é a possibilidade de atingir novos mercados. É preciso ter em mente que o seu concorrente não é mais apenas as empresas que existem na sua cidade. Muitas pessoas estão deixando de comprar nas lojas físicas para adquirir produtos na internet.

Como já foi dito, os hábitos dos consumidores mudaram. As pessoas estão comprando cada vez mais pela internet. Somente em 2017, espera-se que o comércio eletrônico movimente cerca de R$ 40 bilhões.

Estar na internet deixou de ser modismo. O mundo é digital. É uma necessidade de sobrevivência, pois grandes empresas estão sofrendo com a perda de clientes – consequentemente perda de receita – devido aos novos concorrentes que ganharam espaço no mercado digital e conquistaram os consumidores.

Nem tudo está perdido. Mas se a sua empresa ainda não está na internet, não perca mais tempo.

Como construir a presença online da minha empresa?

Uma das formas mais simples e rápida de você começar a colocar a sua empresa na internet é criando uma página dela em uma plataforma de rede social (por exemplo Facebook).

Configure a página de forma adequada, pois essas informações públicas ajudarão as pessoas a encontrar a sua empresa durante as buscas na internet.

É importante também entender que as pessoas não querem apenas receber ofertas, elas querem se relacionar.

Pensando nisso, procure postar conteúdos relevantes para o seu público. Utilize a proporção 80/20 (a cada 10 postagens, 8 com conteúdo e 2 sobre produtos ou serviços).

Procure tirar um tempo do seu dia para responder os comentários e as críticas. As redes sociais são canais de mão dupla e as pessoas não gostam de conversar sozinhas.

Agora só depende de você para que a sua empresa comece a alçar voos digitais e consiga se diferenciar dos seus concorrentes.

Por falar em concorrentes, saiba que muitos deles já estão na internet. E você, vai continuar de fora?

Fundador e CEO da Digital Communication