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Erros ao vender pelo WhatsApp

5 erros comuns ao vender pelo WhatsApp (o #2 pode arruinar os seus relacionamentos)

Erros ao vender pelo WhatsAppVender pelo WhatsApp é algo muito comum nos dias de hoje. Muitas empresas aproveitam o fato dessa plataforma de comunicação digital ter mais de 1 bilhão de usuários para manter a sua presença online e disparar as suas mensagens de vendas.

Eu não sei se você já realiza vendas pelo WhatsApp, mas espero que você não esteja cometendo esses erros que listei abaixo.

Principais erros ao vender pelo WhatsApp

#1 – Aparelho exclusivo

É normal quem está começando a vender pelo WhatsApp utilizar o seu aparelho pessoal como se fosse da empresa. Não faça isso!

Dica: invista na compra de um aparelho exclusivo para as suas vendas no WhatsApp. Você verá que, quando começar a ter um volume maior de mensagens, isso fará toda a diferença nas suas vendas e no atendimento ao cliente.

O aparelho precisa ter capacidade para receber várias mensagens simultaneamente. Digo isso porque já vi pessoas perderem vendas no WhatsApp quando o celular não suportou a quantidade de mensagens que o negócio digital recebia.

#2 – Número da empresa

Creio que você queira vender pelo WhatsApp e não ficar maluco ou maluca, certo? Então tenha um número exclusivo para a sua empresa.

Você não vai querer ficar recebendo mensagens enquanto está curtindo um passeio em família ou descansando, vai?

Dica: divulgue para os seus clientes o número da sua empresa e não o seu pessoal. É fácil comprar um chip e habilitar um plano de dados nele. Ou você pode até aproveitar o sinal wi-fi do seu amigo ou vizinho (risos).

#3 – Envio de mensagens

Algumas pessoas quando começam a vender saem disparando mensagens para todos os seus contatos. Tenha cuidado ao fazer isso, pois ao invés de atrair clientes você pode afastá-los.

Dica: evite mensagens sem propósito. Utilize o tempo do seu cliente para que ele possa conhecer mais sobre você e para que você também conheça mais sobre ele.

Isso não quer dizer que você tenha que sair perguntando tudo sobre a vida pessoal dele. Pense quais informações seriam importantes para o seu negócio, anote todas as informações que você obtém dos seus clientes, pois afinal de contas você quer é fechar uma venda.

#4 – Conteúdo

A vida não é feita só de texto. Não tem nada mais chato que abrir o WhatsApp e receber aquele textão. Por favor, não faça isso com o seu negócio.

Dica: não utilize esse canal de vendas apenas para vender. Pode soar contraditório, mas ter um bom relacionamento com o cliente possibilita novas vendas.

Então utilize o seu WhatsApp para tirar dúvidas, solucionar problemas e ouvir a opinião dos clientes.

Para facilitar a sua comunicação, tenha salvo no seu celular ou no seu computador áudios que respondam as principais dúvidas. Envie fotos ou vídeos demonstrando como utilizar o seu produto.

Dê a oportunidade de seu cliente fazer um pedido ou reserva pelo WhatsApp. Isso pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

#5 – Gestão de crise

Alguém não gostou do seu produto ou serviço e você vai logo descarregando sua raiva e bloqueando contato. Já pensou que essa pessoa pode dar um print em tudo e publicar nas redes sociais, o que arruinaria todo o seu negócio.

Dica: primeiro, nunca brigue com o seu cliente. Respeite a opinião dele, tente solucionar o problema, mas em último caso, se nada der certo, agradeça e não envie mais mensagens para ele. Não precisa bloquear, pois vai que ele resolve um dia voltar a ser seu cliente.

Uma das formas de evitar que qualquer insatisfação ou problema se alastre facilmente é não utilizar grupos ao vender pelo WhatsApp.

Envie suas mensagens por meio das listas de transmissão, pois assim os clientes receberão individualmente os conteúdos.

Espero que essas dicas te ajude a alavancar as suas vendas pelo WhatsApp. É uma plataforma que vale muito a pena investir, pois irá trazer bons resultados em seu negócio.

Se você já cometeu algum outro erro ao vender pelo WhatsApp, deixe aqui embaixo nos comentários o que aconteceu e como você conseguiu solucionar o problema.

Fundador e CEO da Digital Communication